terça-feira, 19 de maio de 2009

Agregadores: Feedreader 3.14 e o Google Reader

Nunca antes tinha passado por uma experiência realmente prática de utilização dos agregadores. Percebia o ícone RSS nas páginas, mas nunca antes me interessei em saber exatamente do que se tratava. Li a respeito do assunto, entendia a sua finalidade até que resolvi utilizar este serviço a partir do Google Reader, que estou usando há dois meses. Trata-se de um agregador recheado de vantagens, a principal delas é por conta de ser uma página do Google, acessada por uma senha e um login. Assim, o usuário não precisa baixar um programa semelhante em seu computador, mas terá acesso aos feeds em qualquer máquina onde ele estiver.
É dinâmico, pode ser compartilhado com amigos e dá um resumo das minhas atualizações preferidas. Mas, nem tudo é perfeito: o Google Reader precisa que o usuário constantemente atualize o site a fim de conhecer se algum post novo foi incluído nas páginas adicionadas. No começo, é interessante, depois passa a ser um incômodo. Um ponto positivo é a página inicial, que dá um resumo das atualizações mais recentes, um apanhado que lembra um clipping. Antes de conhecer o Google Reader, precisava manter ao menos sete páginas do Internet Explorer abertas a fim de acompanhar os jornais on line. O agregador conseguiu unificar tudo e agilizou muito o processo de acompanhamento das notícias.
Mesmo assim, baixei o Feedreader 3.14, uma ferramenta que funciona como o Googler Reader, com a diferença que precisa ser instalado na máquina do usuário. Ou seja, ele tem um agregador moderno, mas não pode contar com ele em qualquer lugar. Por isso, nesta análise considero que cada um oferece vantagens e desvantagens e que, no final das contas, é importante manter os dois, como uma espécie de programa de e-mail (quando se tem um email através do Outlook e outro através de acesso em página da internet, por exemplo).
O principal atributo do Feedreader é a agilidade que o Google Reader não oferece. É possível tomar conhecimento de todas as atualizações através de um sinal sonoro e de uma janela que se abre no canto direito da tela. Esta janela traz os títulos dos posts adicionados que, clicados neles, vão direto para a página do RSS, onde a informação é apresentada a partir de um resumo. Como o resumo é padrão, independente do agregador, o Feedreader e o Google são muito parecidos.
Mas, o primeiro tem uma outra vantagem sobre o segundo: é possível visualizar o site de origem da post na própria ferramenta do agregador. No Google Reader, uma outra janela se abre para que o site seja visto no browser. No Feed, o acesso é rápido e ajuda o usuário e ir direto onde quer, sem precisar abrir uma nova janela de internet.
Para o exercício de meu trabalho na redação, o Feedreader mostra-se eficiente, pois é possível tomar conhecimento da atualização de forma instantânea e assim encaminhar possíveis pautas ou discussões acerca de um tema para outros companheiros do jornal. No Google Reader, é preciso ficar sempre atualizando a partir de um botão na página ou utilizando a tecla F5. Como nem sempre isso é feito com constância, às vezes, perde-se um tempo preciso ao tomar conhecimento atrasado de uma informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário