terça-feira, 26 de maio de 2009

Edita imagens no Infarview




Não conhecia este programa de edição de imagens, até me deparar com o curso Jornalismo 2.0 da Knight Center. Posso dizer que se trata de um bom programa para quem busca uma edição rápida, sem maiores complicações, um bom programa até mesmo para quem é profissional na área. No meu caso, que não sou e que sou fotógrafo apenas como necessidade dos novos tempos de jornalismo multimídia, aproveitei para instalar o programa (que é gratuito) e para editar duas de minhas imagens sobre aspectos arquitetônicos da minha cidade, que começam a receber a poluição de letreiros de lojas que estão ocupando estes espaços. Como não há uma política de incentivo ao patrimônio, muitos destes imóveis estão mal-conservados. No Infarview, tive a oportunidade de melhorar a minha foto, dando um tratamento melhor, sobretudo na tonalidade e na valorização das cores, a partir da ferramenta "color corrections". Nas ferramentas sugeridas para a atividade (o resize), reduzi o tamanho da foto, que tinha 1,3 megabytes para pouco mais de 50k, um tamanho que considerei bom para adicioná-las à internet. A ferramenta de corte possbilitou que eu pudesse fazer uma pequena edição nas imagens, retirando o que considerei desnecessária na foto. No geral, não encontrei qualquer dificuldade, visto que o software é simples, de fácil manuseio e ideal para quem quer seguir na prática de edição de imagens.

Um comentário:

  1. Oi William,
    Visitei todos os teus posts. Você desenvolveu muito bem os temas propostos com um estilo claro, com um envolvimento pessoal discreto e bem dosado. A edição das fotos ficou muito boa, o mesmo acontecendo com a descrição de tua experiência. Minhas observações seriam quanto ao aspeto formal do teu blog:
    1) Faltou um pouco de preocupação com o visual. Você enfatizou apenas o texto. É claro que nos primeiros posts ainda não tinhamos tratado de fotos, audio e video. Mas apesar disto teria sido interessante você experimentar algo nesta área.
    2) Ainda no formal, você criou parágrafos bastante extensos o que contribuiu para tornar o visual dos posts bastante compacto dando a impressão de conteúdos densos e pesados ao leitor. Para evitar esta impressão, o recomendável seria dar espaço duplo entre um paragrafo e outro; frases mais curtas, com cinco a seis linhas. Se o texto longo for inevitável, use algum tipo de entretítulo para aliviar a leitura.
    Mas os teus avanços são consideráveis levando em conta que este foi o teu primeiro contato com vários programas sugeridos pelo curso.
    Um abraço
    Castilho

    ResponderExcluir