quinta-feira, 1 de setembro de 2011

INTERCOM 2011


Olá, pessoal. Estava um pouco afastado do blog, mas a atualização continuará à medida que minha produção acadêmica for se intensificando. Desta vez, posto os resumos do meu GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas, na sessãoMídias Digitais, da Intercom 2011, congresso que se realizará em Recife. Minha participação está marcada para o dia 5. Este GP também contará com outro trabalho importante sobre infografia, produzido pela professora Adriana Rodrigues (UEPB), que observará a ferramenta com relação ao gênero jornalístico. Veja todos os resumos:


Sessão 04 - Mídias digitais  Coordenador(a): Alvaro Fraga Moreira Benevenuto Jr. (UCS)  “Obra em progresso”: o blog como canal de debate e invenção cooperada  entre o artista e o público  Carlos André Rodrigues de Carvalho (UFPE) Resumo: Os blogs, que surgiram como meros diários digitais de pessoas comuns, mesmo com públicos limitados, mas ativos, tiveram seus usos cada vez mais diversificado ao longo dos anos. Hoje são utilizados pelas organizações, jornalistas, políticos, escritores e outras personalidades para os fins mais diversos. O compositor Caetano Veloso, por quase dois anos, lançou mão de um blog, o “Obra em progresso”, para não só tornar pública suas opiniões sobre os assuntos que estavam na ordem do dia (política, música, literatura, sociolingüística etc.), mas como ferramenta para trocar ideias com os fãs e, com a ajuda destes, através de comments aos seus posts, criar o seu próximo CD. Com esta iniciativa, o compositor conseguiu ampliar ainda mais os gêneros do blog.  
Progressismo, participação, precarização e linguagem em abordagens  recentes sobre jornalismo e Internet  Pedro Benevides(Unisinos)  Um conjunto de dissertações e teses sobre jornalismo on-line recentemente defendidas é analisado para buscar questões comuns e articulações entre problemas. Busca-se o acúmulo de conhecimento a partir das pesquisas empíricas realizadas em diversas áreas, como Letras e Filosofia, além da Comunicação. Quatro grupos de questões são destacados: os ideais implicados na Internet; a participação na Internet; a relação entre precarização do trabalho, velocidade das notícias e valores jornalísticos; os potenciais e limites da linguagem do jornalismo on-line.  
A narrativa digital como forma de enriquecer o conteúdo de blogs jornalísticos  Douglas de Araujo Teixeira (Facinter)  Atualmente, os blogs são ferramentas utilizadas em larga escala por jornalistas. Por isso, há a clara necessidade de se pensar formas eficientes de produzir conteúdo para esses veículos. Assim sendo, este trabalho propõe a utilização da taxonomia para narrativas digitais, criada pela pesquisadora Nora Paul, a fim de classificar e avaliar conteúdos de sites noticiosos. Essa taxonomia foi adaptada para que fosse possível realizar um estudo de caso de posts veiculados no blog “Lazer Esportes”, onde foi possível identificar diferentes formas narrativas em posts intitulados Podcast Lazer Esportes, que tinham como objetivo levantar os principais assuntos da semana de uma forma diferente daquela comumente encontrada nos conteúdos presentes neste blog. O artigo apresenta, ainda, conceituações de termos pertinentes ao tema da pesquisa, como webjornalismo, blog e narrativa digital.  
O uso das mídias sociais pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais  (SES-MG)  
Silvane Vieira da Cruz (IEC/PUC Minas)  O Núcleo de Comunicação Digital da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) planeja e executa ações em plataformas da Web 2.0. Esse artigo analisa a produção de conteúdo específico para redes sociais – Twitter e Orkut – e para blog e intranet, de acordo com as potencialidades de cada uma. Nas conclusões, observamos que embora a instituição tenha dado um importante passo ao se inserir nessas mídias, ainda é preciso a adequação do conteúdo disponibilizado às especificidades do meio.  
Informação e mídias locativas: reflexões sobre a plataforma Iphone Rodrigo Esteves de Lima Lopes (FCL), Magaly Prado (FCL), Daniela Osvald Ramos (FCL)  Este artigo tem por objetivo estudar o Iphone como mídia agregadora e produtora de conteúdo escrito e audiovisual. Para tanto, discutimos os diferentes softwares disponíveis para essa plataforma, avaliando suas características técnicas, além de suas possibilidades de interação com o usuário. No caso da imprensa escrita e do vídeo, a interação e a criação por parte do usuário do smartphone não é, certamente o elemento mais levado em conta: nesses dois casos a extensão daquilo que já é divulgado em outras plataformas parece ser o mais relevante. Diferentemente, o áudio possui mais aplicativos dedicados a produção de conteúdo, mixagem e sampleagem, gerando uma revolução profissional. Nesse caso temos não apenas programas de edição e criação no telefone, mas controladores de hardware que permitem expandir a própria mídia locativa para desktops.  
As potencializações e especificidades do infográfico multimídia como gênero  jornalístico no ciberespaço  Adriana Alves Rodrigues (UEPB)  A infografia ocupa cada vez mais espaço nas discussões do jornalismo digital em decorrência de suas especificidades e potencializações ao ser transportado para o ciberespaço. Com a finalidade de incursionar por este contexto, este artigo trata da exploração das infografias multimídia dentro do jornalismo digital e seu funcionamento como gênero jornalístico ou cibergênero. Discute os pressupostos para que esta condição seja alcançada em decorrência de suas particularidades no suporte digital e a elaboração das categorias de análises relativas ao relato visual.  
Perspectivas conceituais de midiatização na infografia interativa: os exemplos  de “O Estado de S. Paulo” e “El Universal”  William Robson Cordeiro Silva (UFRN)  A convergência entre a sociedade e os dispositivos técnicos constituíram uma nova forma de vida, baseada na cultura da mídia, no estabelecimento de novas práticas, interrelações, alterações nas constituições societárias, de instituições e nas matrizes culturais. A midiatização empreende uma diferenciada dinâmica social, técnica e discursiva, que provocou transformações nas organizações jornalísticas e em suas ferramentas, submetidas a novas lógicas de interação, comunicação e operacionalidades. Com base em exemplos dos jornais latinoamericanos “O Estado de S. Paulo” e “El Universal”, este artigo propõe estabelecer uma relação da infografia interativa nas perspectivas conceituais de midiatização de Sodré, Miège, Braga e Fausto Neto, considerando as novas manifestações sociais mediadas por dispositivos técnicos: a produção jornalística e a participação direta do leitor nos infográficos.  
A utilização da comunicação mediada tecnologicamente pelo cidadão sênior  Ana Isabel B. Furtado Franco de Abuquerque Veloso (UA)  Segundo as Nações Unidas a população mundial está a envelhecer, prevendo um agravamento até 2050. Existem um conjunto de diretivas mundiais para promover as iniciativas do desenvolvimento de tecnologias digitais para ajudar os cidadãos seniores a manterem uma vida autônoma em casa. O projeto de investigação SEDUCE pretende estudar a utilização da comunicação e da informação mediada tecnologicamente em ecologias web pelo cidadão sênior. Este projeto está em desenvolvimento no Dep. de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, e tem como objetivo avaliar o impacto dos efeitos não cognitivos mediante o uso das TIC entre cidadãos seniores em contexto de comunidade social on-line e construir uma comunidade social on-line com a participação do cidadão sénior

Nenhum comentário:

Postar um comentário